A tecnologia e a sociedade estão evoluindo mais rápido do que as empresas podem naturalmente se adaptar. Isso prepara o terreno para uma nova era de liderança, uma nova geração de modelos de negócios, trazendo consigo o mantra “adaptar ou morrer”. Assim, vivenciamos o darwinismo digital.
Objetivo
O nosso objetivo no Núcleo de Inovação é consolidar o papel da pesquisa na inovação e entender por que e como as empresas inovam. A pesquisa em inovação não é uma fonte de ideias inventivas, mas é uma forma de solução de problemas a ser utilizada em qualquer ponto, segundo o Manual de Oslo
Inovação não deve ser confundida com estratégia. A estratégia empresarial define ações claras e trata de alcançar objetivos, enquanto inovação é uma descoberta, busca a criação de soluções inovadoras para problemas importantes e nunca se sabe exatamente para onde se está indo ou até se consegue chegar lá.
Nesse cenário é evidente que as mudanças são inevitáveis e, portanto, devem ser bem-vindas.
O estudo e a definição dos novos rumos para a inovação e a transformação digital são as atividades estruturantes do Núcleo de Inovação.
As principais ações definidas para o Núcleo de Inovação são os seguintes:
Explorar e consolidar a análise do universo das Edtechs;
Mapear o roadmap tecnológico de startups de tecnologia digital;
Levantar e analisar as estruturas e modelos de gestão das startups;
Pesquisar e analisar o funcionamento na indústria criativa;
Desenvolver e propor desafios para soluções inovadoras às demandas sociais e ambientais que estão reprimidas pelo setor público e privado