Objetivo

O Núcleo de Marketing e Consumer Insights busca integrar iniciativas que conectem a ESPM, o mercado e a sociedade, gerando produtos de alto valor e impacto, com o envolvimento de professores, de alunos e do público externo. Por meio de uma abordagem que reconhece a relevância dos dados e a conexão com diferentes partes atuantes na sociedade, o Núcleo visa estabelecer pontes que proporcionem uma abordagem holística sobre o que é marketing na atualidade e como ele pode ser aplicado em diferentes contextos e situações.

A partir da temática transversal da transformação digital no mercado, será desenvolvido um projeto em conjunto com os demais núcleos que irá avaliar a maturidade digital das empresas baseada em diferentes indicadores. Com o reconhecimento da importância de resultados data-driven, haverá inicialmente uma fase exploratória, com o intuito de entender o contexto das organizações e dos profissionais, e uma fase descritiva para buscar uma compreensão acerca do universo pesquisado e possíveis generalizações. O objetivo é gerar insights para o mercado e entender como as empresas têm se preparado e assimilado ferramentas e processos para se consolidar no universo digital que se encontra em constante expansão. Além disso, é uma forma da ESPM conectar-se, ainda mais, com as atuais práticas do mercado.

Com o intuito de fortalecer a transformação social como um pilar do núcleo, haverá um projeto em conjunto com o Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, para auxiliar microempreendedoras em atual situação de vulnerabilidade social a aplicarem conhecimentos de marketing no cotidiano de seus negócios. Por meio da construção, aplicação e sistematização de uma metodologia que aborde conceitos e aplicações relevantes para o cenário em que vivem, professores e alunos participarão das diferentes fases do projeto que se estenderá para lugares como Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas), Rio Claro e São Paulo (São Paulo). O objetivo é consolidar a conexão entre marketing da ESPM e o entorno social, com ações que sejam relevantes, realistas e ressonantes para os atores envolvidos. O projeto é financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos (via Fulbright).

Para estimular a transformação crítica e analítica na academia, o Núcleo contará ainda com ações voltadas para a pesquisa acadêmica. Por meio de projetos de pesquisa PIC/PIBIC, participação em congressos e publicações em periódicos de referência na área de Marketing, o objetivo será gerar produtos que investiguem temas atuais que conectem a academia ao mercado e que gerem discussões e avanços na área. Nesse intuito, o engajamento de alunos e professores para um olhar crítico para fenômenos relevantes do dia-a-dia será altamente estimulado.

O Núcleo terá, ainda, parcerias com organizações focadas em Data-Driven Marketing e buscará realizar ações pontuais que fortalecem o seu posicionamento dentro e fora da Escola.