Objetivo

Ao longo dos anos, pesquisas realizadas pela ESPM, indicaram que a presença digital das empresas tem relação com seu lucro. Isso significa que as empresas mais lucrativas são aquelas que são mais buscadas no Google, possuem maior audiência no site e têm mais engajamento nas mídias sociais. A pesquisa de Digital Insights procura entender porque a presença digital afeta o lucro, uma das nossas hipóteses é que as empresas estão passando por uma transformação digital que afeta todos os seus processos tornando a empresa mais eficiente e conectada ao seu cliente. Investigaremos essa hipóteses através de pesquisas nas empresas e pretendemos montar um modelo de causa e efeito indicando como as variáveis digitais afetam o lucro.

O ESPM Media Lab procurou verificar a relação entre presença digital e lucro em empresas brasileiras e analisou 4 indústrias: automotiva, bancária, telecomunicações e eletro / eletrônicos. Verificou-se que em todas as indústrias as mídias digitais se relacionam com resultados financeiros, mas que em algumas delas, a relação é mais intensa. No mercado automotivo, notou-se uma relação moderada entre vendas e visitas aos sites das montadoras. No mercado financeiro, nota-se uma forte relação das variáveis de visitas e buscas no Google com todos os indicadores financeiros: faturamento, crescimento, lucro e rentabilidade. Essas relações demonstram que a prestação de serviços via internet banking e a busca de produtos associada a marca dos bancos é relevante na competição digital. As indústrias de telecomunicações e de eletro/eletrônicos apontam para relações mais complexas entre mídias digitais e resultados financeiros.

Na indústria de eletro / eletrônicos, as variáveis de mídias sociais são destaque. Tanto os seguidores no Twitter, como o número de inscritos e views no Youtube se relacionam com resultados financeiros. O número de Youtubers e Twitter followers possui correlação muito forte com o crescimento dessas empresas, talvez sinalizando a importância dessas mídias na aquisição de novos consumidores. Adicionalmente, o número de visitas ao site se relaciona de forma moderada com o lucro dessas empresas.

No mercado de telecomunicações, as empresas que conseguem melhores resultados com a presença digital são aquelas que privilegiam a usabilidade de seus sites, pois no site dessas empresas, os usuários navegam por mais tempo e a maior parte dos usuários navega além da primeira página. Canais sofisticados no Youtube também são relevantes nessa indústria, pois o número de inscritos e de views se relacionam com lucro e rentabilidade respectivamente. Assim como o volume de buscas no Google que se relaciona com o crescimento no faturamento, pois o fato da marca ser lembrada é importante na competitividade.

Apesar de termos verificado que existem essas relações de presença digital com o lucro, ainda é necessário entender porque as variáveis digitais influenciam no lucro.

Posto isso, talvez valha a pena perguntar como as empresas se apropriam das mídias digitais e como elas afetam o resultado financeiros das empresas. Uma pista é como as empresas se comportam com relação à transformação digital. Estudo do MIT Digital Center em conjunto com a consultoria Capgemini separou as empresas em quatro grandes grupos de acordo com sua maturidade digital:

  • Iniciantes – Possuem poucas capacidades digitais, limitam-se a aplicações mais tradicionais. Obtêm lucro até 24% menor que a concorrência, mostrando que ficaram para trás na competição por subestimarem projetos mais arrojados de tecnologia.

  • Fashionistas – Experimentaram diversas aplicações digitais, algumas criaram valor, porém muitas não geraram resultados. Essa variabilidade impacta negativamente o lucro, gerando resultados até 11% abaixo da concorrência.

  • Conservadores – Privilegiam segurança em vez de inovação, realizam investimentos seletivos, mas consistentes, em tecnologia e mídia digital. Essas empresas obtêm lucro até 9% maior que concorrentes, mostrando que, apesar do conservadorismo, a coerência dos investimentos em digital com a estratégia são recompensados.

  • Digirati – Realizam investimentos agressivos em digital alinhados com visão estratégica e capacidade de execução. Conseguem lucro 26% maior que o dos concorrentes, utilizam as mídias digitais para gerar vantagem competitiva e realizam iniciativas que são alinhadas com a estratégia de negócios.

Essa classificação se limita a empresas americanas e não detalha quais foram as variáveis utilizadas para entender a transformação digital das empresas. O objetivo da pesquisa de Digital Insights é entender como as empresas brasileiras se comportam frente à transformação digital e criar uma classificação que seja coerente com o nosso ambiente de negócios.

Iniciativas

A pesquisa de Digital Insights é uma continuidade de uma linha de pesquisas realizadas pelo ESPM Media Lab e por alunos de iniciação científica da ESPM e gerou as seguintes publicações:

  • Conteúdo para mídias sociais: Produzir podcasts e publicações para os canais no Spotify, Youtube e Instagram.

  • Visita a empresas: Entender como as empresas e ecossistemas de inovação realizam a transformação digital

  • Palestras: Apresentar os conteúdos do DIGI em palestras sobre transformação digital

  • Artigos: Elaborar artigos para congressos e periódicos nacionais e internacionais