Objetivo

O Centro de Gestão & Transformação de Negócios é um HUB acadêmico para conectar professores, estudantes, organizações, executivos e empreendedores

Conexões para investigar e propor caminhos envolvendo GESTÃO & TRANSFORMAÇÕES, bem como analisar seus IMPACTOS para pessoas, organizações e a própria sociedade!

O HUB é formado por 4 núcleos e um projeto transversal: inovação, Marketing & Consumer Insights, Finanças & Criação de Valor, Pessoas nas Organizações e Projeto Digital Insights (transversal).
Várias lentes conectadas para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, geração de ideias, cases e conteúdos relevantes sobre o dinâmico ambiente de negócios.

VELOCIDADE DAS TRANSFORMAÇÕES

“Quando você terminar de mudar, você está acabado”

Benjamin Franklin

Qual será o futuro do trabalho? Trade-off entre transformações e business as usual. Quais são as melhores tecnologias para o meu negócio? Como gerar resultados de forma sustentável? Como antecipar movimentos de potenciais empresas disruptivas? Quais os impactos dos novos arranjos organizacionais para empresas e sociedade? O que as startups podem ensinar para (e aprender com) as empresas tradicionais? Como ser ágil, inovador e, ao mesmo tempo, gerar caixa no curto prazo? Como o Marketing é alterado pelas novas tecnologias e avalanche de dados?

Na era da 4ª revolução industrial, muitas oportunidades e dúvidas pairam na cabeça de executivos, das organizações, da sociedade e da própria academia.
O ambiente de negócios SEMPRE se transformou. O fenômeno não é novo, mas agora a VELOCIDADE parece crescer em outro ritmo.

Este estudo da IMD Business School, conduzido em 2018 (14 países), mostra que apenas 0,4%, em 2015, dos executivos percebiam impactos transformadores da disrupção digital. Já em 2017 30,9% percebiam a carga transformadora das transformações digitais em suas indústrias.

VELOCIDADE DAS TRANSFORMAÇÕES

A velocidade das transformações invade e modifica indústrias. Ser protagonista ou expectador neste cenário competitivo é uma decisão estratégica das lideranças organizacionais.
A transformação dos negócios envolve a gestão de várias dimensões, incluído: estratégia, inovações, tecnologias, pessoas, cultura organizacional, mecanismos de incentivo e regulação, processos, colaboração interna e entre elos da cadeia de valor, recursos e capacidades dinâmicas.
Somam-se a estes ingredientes a explosão na quantidade e variedade de dados, uso crescente de inteligência artificial, a interdependência entre players e a reconfiguração das cadeias de valor, a “plataformização” de muitos modelos de negócio, as forças macroambientais e a dinâmica competitiva com contornos cada vez menos óbvios e previsíveis.
De forma dinâmica, atores impactam e são impactados pelas transformações: empresas estabelecidas, novos entrantes, startups em distintas fases, redes colaborativas de inovação e ecossistemas empreendedores.
Desafios e oportunidades para:

  • Novas formas de engajamento e retenção de consumidores

  • Novas propostas de valor
  • Novos métodos de trabalho
  • Novas interações entre tecnologias e consumo
  • Decisões baseadas em dados
  • Desenho de novos processos e arquiteturas organizacionais
  • Proposição de novos produtos / serviços
  • Renovação e criação de novos modelos de negócios
  • Co-criação de valor (com startups, redes colaborativas de inovação e consumidores)
  • (re)definição de core businesses
  • e muito mais!!!

MEMBROS DO CENTRO DE GESTÃO & TRANSFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS

COORDENADOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA ESPM-SP

MARCELO ZOROVICH

Doutor em Relações Internacionais pelo IRI-USP. Mestre em Administração com ênfase em Gestão Internacional da ESPM-SP. Mestre em Relações Internacionais com ênfase em Economia Política Internacional pela University of Miami-EUA , onde também foi Resident Fellow no Center for Hemispheric Policy. Mestre em Relações Internacionais pela Université Laval (Québec, Canadá). MBA pela FEA-USP . Graduação em Comunicação e Marketing pela ESPM. Linha de Pesquisa e interesses nas áreas de Diplomacia Corporativa, Gestão e Estratégia Empresarial Internacional, Economia Política Internacional e Cadeias Globais de Valor.

Coordenador dos cursos de Administração e de Relações Internacionais da ESPM-SP, onde também é Professor em ambos os cursos, além da Pós-graduação em Negócios Internacionais da ESPM. Coordenador do Cintegra (estágios) na ESPM-SP. Trabalhou como Diretor de Contas Regionais e Negócios para a América Latina em empresas como Nielsen Company e Kantarworldpanel entre 1995 e 2010, somando mais de 20 anos de trabalho nas áreas de Pesquisa de Mercado, Gestão Empresarial, Marketing, Negócios e Relações Internacionais, envolvendo trabalhos desenvolvidos no Brasil, EUA, Canadá, América Latina, Suiça (treinamento na OMC / especialização no Graduate Institute of Geneva), Londres, Praga e China. Ministrou aulas na Middlesex em Londres e na University of New York em Praga (Global Education). Professor convidado da FDC na Pós em Gestão de Negócios, no MBA da FIA em Gestão de Negócios, além do MBA em Economia Política Internacional pela Laureate International Universities. Participou do “Twelfth Annual Tel Aviv University Workshop on Israel and Middle East”. Experiência internacional inclui vivência no Canadá e nos EUA, além de trabalho desenvolvido em países da América Latina (México, Costa Rica, Perú, Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai, Venezuela, Panamá), além dos demais países citados acima. Participou de treinamento na Harvard Business School (2018) sobre metodologias de estudos de caso.

CENTRO DE GESTÃO & TRANSFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS

FABIANO RODRIGUES

Doutor em Administração de Empresas pela FEA-USP (2010), Mestre em Engenharia de Produção pela POLI-USP (2004) e Engenheiro de Produção pela POLI-USP (1996). Supervisor de Projetos Integrados e do Centro de Gestão & Transformação do curso de Administração da ESPM. Durante 6 anos foi chefe de departamento na ESPM nas áreas de Gestão, Operações, Finanças e Métodos Quantitativos. Na ESPM atua como docente na graduação, como professor colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Jornalismo da ESPM e no MBA de Big Data aplicado ao Marketing. Atua também como professor convidado na pós-graduação da FIA-USP, em disciplinas sobre Decision Quality. Pesquisador, desde 2007, do Núcleo Decide da FEA-USP, grupo de pesquisa sobre Teoria e Análise de Decisão. Membro da Society for Decision Professionals e da Strategic Management Society. Formação complementar em Strategic Decisions and Risk Management, pelo programa de certificação profissional da Stanford University. Principais temas de interesse acadêmico: dinâmica do processo decisório, estratégia, modelos de negócios e empreendedorismo.

NINO – Núcleo de Inovação

ROBERTO CAMANHO

Conduziu mais de cem projetos de decisões estratégicas que envolveram orçamentos de mais de cem bilhões de reais, como nos planejamentos de governos de estado. Conduziu decisões estratégicas na Embraer, Vale, Whirpool, Rede Globo, Sabesp, Petrobras, CEMIG, Suzano Papel e Celulose, Bradesco e no Governo de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Na academia, foi vice-diretor da FEI/SBC e professor na FGV/SP. Atualmente é professor de Análise das Decisões na ESPM/SP, instrutor no módulo de Tomada de Decisão do IBGC e pesquisador no Núcleo Decide- FEA/USP. Foi autor premiado no Third International Academy of Information Technology and Quantitative Management -ITQM 2015 com o artigo “The use of AHP for IT Project Priorization – A Case Study for Oil & Gas Company”. Colaborador e articulista da Revista da ESPM, Você S.A., Exame e Isto é Dinheiro. Mestre em Administração (FEI/SP), Especialização em Robótica na ENSAM (França),engenheiro mecânico (FEI/SBC). Foi Presidente da Associação Brasileira de Automação Industrial e do Comitê de Robótica da ABNT.

NUMA – Núcleo de Marketing & Consumer Insights

SOFIA FERRAZ

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com intercâmbio acadêmico na Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha). Foi pesquisadora visitante da Concordia University (Montreal, Canadá) e da York University (Toronto, Canadá) pelo Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP).
Participou como bolsista de doutorado-sanduíche (Programa CAPES/Fulbright) na Gatton College of Business and Economics da University of Kentucky (Lexington, Estados Unidos). Atualmente, leciona disciplinas de Marketing na ESPM e FIA, além de coordenar pesquisas junto ao Instituto Akatu. Possui interesse em pesquisa na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando com os seguintes temas: marketing social, comportamento do consumidor, cultura, valores pessoais, gênero e sustentabilidade.

NUPO – Núcleo de Pessoas nas Organizações

VICTOR DE LA PAZ RICHARTE MARTINEZ

Doutor e Mestre em Administração, foco em Gestão de Pessoas, pela Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo. Pesquisador no CAEPM Centro de Altos Estudos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) sobre gestão de pessoas para inovação . Pesquisador no Grupo Eu e o outro na cidade (ESPM) Professor de Gestão de Pessoas na ESPM-SP; em cursos de pós-graduação da Fundação Instituto de Administração (FIA); Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação Alvares Penteado (FECAP). Supervisor do Núcleo de Pessoas nas Organizações da ESPM-SP. Atuou como: Psicólogo e consultor organizacional; Assessor técnico de cursos de pós-graduação (MBA e Especialização), Consultor de programas de educação executiva em empresas públicas e particulares como Secretaria Estadual da Fazenda de Minas Gerais e Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metro) e Publicações e participações em eventos científicos com os temas de Diversidade, Gestão de Pessoas nas Organizações, Inovação, Responsabilidade Social, Cidadania nas Organizações, Competências e Liderança Sustentável.

NUPO – Núcleo de Pessoas nas Organizações

MARIANA MALVEZZI

Psicóloga (PUC-SP, 1996), Psicanalista (CEP, 2015), Mestre em Psicologia Organizacional (Universidad de Belgrano, 2003), Doutora em Psicologia Social (PUC-SP, 2011). Pós doutoramento no em Psicologia Sócio-Ambiental, LAPSI (IP-USP, 2017). Possui consultório particular de psicologia e atua também como professora no ensino superior na ESPM. Tem experiência de trabalho internacional e em empresas nacionais na área de psicologia atuando principalmente com os seguintes temas: psicologia social, identidade, cultura e sustentabilidade.

NUFI – Núcleo de Finanças & Criação de Valor

BRUNO HENRIQUE DE ARAÚJO

Doutorando em Administração de Empresas com ênfase em Estratégias em Gestão Internacional Negócios, pelo PMDGI – Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional, da ESPM. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças Estratégicas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Bacharel em Administração de Empresas pela ESPM (2005). Atualmente leciona disciplinas de finanças e planejamento corporativo no curso de Relações Internacionais, bem como Análise do Processo Decisório e Análise Quantitativa de Dados na Pós-Graduação Lato Sensu. Também é assistente da coordenação do curso de graduação em Relações Internacionais.

CLÁUDIO LUIS CRUZ DE OLIVEIRA

Autor de artigos e conferencista sobre Big Data em eventos nacionais e internacionais. Doutor, mestre e graduado pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Professor na ESPM, na Fundação Vanzolini-USP e na Pós-graduação da ECA-USP. Trabalha desde 2000 com práticas de Big Data: Digital Analytics, Modelagem Estatística, Web Analytics e Business Intelligence. Sócio da Cognitive consultoria, foi executivo da Accenture, Grupo Santillana e AgênciaClick. Experiência em grandes projetos: BB Seguros, Mapfre, Sony, Volks, Secretaria do Meio Ambiente do RJ, Pepsi, Havaianas, TAM, Oi, Comgás, Fiat, Brasil Telecom, Sadia, Multibrás, entre outros.